O Medium anunciou oficialmente o início de suas atividades em português. Já era possível acessar o Medium e publicar textos a partir do Brasil, mas agora o serviço conta com uma equipe no país.
Em atividade desde agosto de 2012, o Medium é uma mistura de blog com rede social. Segundo Gabe Kleinman, gerente de recursos humanos do serviço, o Medium é “um lugar para as pessoas dividirem ideias e histórias importantes".
Basicamente, o Medium permite que o usuário publique e leia textos, sem espaço para vídeos e outros obstáculos à leitura. Além de ler e escrever, o usuário pode comentar trechos e recomendar a amigos textos de que gostou. É possível também seguir autores, grupos de textos favoritos e quem assina o Medium passa a receber diariamente uma newsletter com sugestões de textos baseadas em suas leituras anteriores.
O Medium não tem espaço para propagandas. Por isso, ainda não se sabe ao certo como seus criadores vão usá-lo para ganhar dinheiro. No exterior, já foram cogitadas alternativas como a oferta de conteúdo exclusivo pago ou mesmo a venda do conteúdo que é compartilhado na plataforma.
O editor do Medium no Brasil, Leandro Demori, destacou que o serviço está em operação beta no Brasil. Isso porque a interface do serviço não foi traduzida para o português ainda. Entretanto, as traduções de textos publicados no Medium para o português já começaram.