Olá! Tuesday, 16 de April de 2024.



Notícias CódigoFonte.net
Wednesday, 03 de September de 2008

Google Chrome - Primeiras impressões

Pessoal,

Vocês devem ter lido sobre o novo navegador do Google, o Chrome, que passou de um rumor para um produto oficial do Google.

O navegador possui um layout bem simples e até para aqueles que nunca navegaram, conseguem aprender facilmente a usá-lo. Neste quesito, o Google está de parabéns. Um outro fator importante é o gerenciamento de memória. Abrir 3 abas com sites grandes, como o terra, uol, ig, e o navegador consumiu apenas 30MB de memória RAM. Pouco, comparado ao Firefox que facilmente consegue chegar nos 100MB.

A busca também é um item bastante presente no navegador. Tudo agora é feito através da barra de endereços, além de também o navegador indicar sites na medida que o usuário vai digitando.

Em termos de segurança, o navegador implementa características semelhantes ao Internet Explorer 8 (beta ainda), indicando quando um site é uma possível fraude e permitindo que a navegação seja anônima, evitando a gravação de arquivos no computador onde está instalado o Chrome.

Já para os designers de plantão, os desenvolvedores do Chrome informaram que se seu site roda bem nos navegadores Safari a partir da versão 3, então vai rodar sem problemas no Chrome também.

Porém, nem tudo são flores e como ainda estamos na versão beta, alguns problemas eu consegui identificar quando fiz os testes:

- aparentemente o sistema de bloqueio de popups não funciona adequadamente. Diferente do Firefox.

- Não há uma mensagem clara dos arquivos que estão sendo baixados. Apenas conseguimos visualizá-los se entrarmos na seção "Downloads". E o pior é que se fecharmos o navegador, ele não avisa que há downloads pendentes. Simplesmente fecha e cancela eles. Ruim, pelo fato de não haver informações de progresso visíveis.

- Mesmo problema de fechar sem avisar é quando clicamos com o botão central do mouse sobre a última aba aberta. O navegador simplesmente fecha. Não avisa se eu quero realmente sair, nem nada. Só fecha.

- Outro problema que encontrei e que é ruim principalmente para nós que desenvolvemos em nossas máquinas. Se digitarmos apenas "localhost" na barra de endereços, o Chrome pensa que é uma pesquisa e redireciona para os resultados do google. Diferentemente do Firefox e do IE, que identificam claramente que aquilo é um endereço local.

No fim, gostei do Chrome. Mais um navegador para competir com os grandes no mercado hoje em dia. Quem sabe no futuro posso pensar em usá-lo (isto se ele sair da versão beta - característica dos produtos do Google).

Para baixar o Chrome, acesse o endereço oficial na página do Google.

Veja a seguir algumas de suas telas:

Clique para ver a imagem em seu tamanho real

Página inicial com relação de sites mais acessados.

Clique para ver a imagem em seu tamanho real

Página aberta na primeira utilização do navegador.

Clique para ver a imagem em seu tamanho real

Modo de navegação anônima. Veja que o layout do navegador muda.


Enviado por: Emmanuel

Comentários da notícia [Novo comentário]

Enviar novo comentário:


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010