
O Irã deu início a uma censura no aplicativos de fotos Instagram. Agora, o governo do país “filtra” os conteúdos que considera ofensivo na rede social.
Segundo o ministério das Telecomunicações do Irã, esse sistema de controle da internet faz parte de um projeto lançado no início de 2013, e deve operar plenamente no próximo ano, não somente no Instagram, mas em outras redes sociais também.
De acordo com o ministro Mahmud Vezi, esta restrição só atinge entre 5% e 10% das redes sociais que têm conteúdos considerados ofensivos.
As autoridades iranianas bloqueiam com frequência o acesso às redes sociais, sobretudo o Twitter e o Facebook, desde as grandes manifestações de junho de 2009 que questionaram a reeleição do então presidente Mahmoud Ahmadinejad, suspeito de fraude eleitoral. Na época, seus opositores utilizaram as redes sociais para mobilizar os seguidores.