Quase dois meses depois de ser lançado e disponibilizado para diversos dispositivos, a adesão ao Android Lollipop está bem abaixo do esperado. Para ser preciso, a nova versão representa menos de 0,1% de todos os aparelhos Android.
Segundo dados divulgados pelo próprio Google para a Play Store, as versões KitKat e JellyBean do sistema operacional móvel continuam dominando o mercado. A presença do Lollipop é tão baixa que nem mesmo figura nos gráficos publicados.
Em termos comparativos, Lollipop perde feio para seu antecessor, o Android KitKat, que atingiu uma fatia de 1,1% dos usuários em seu primeiro mês. Froyo, a versão 2.2 da plataforma lançada em 2010, está instalado em quatro vezes mais dispositivos do que o Android Lollipop.
Analistas acreditam que os usuários estão receosos em relação à última versão do Android depois dos problemas de performance apresentados no final do ano passado. Embora o Google tenha corrigido as falhas em duas atualizações consecutivas, a impressão inicial permaneceu, esfriando a adesão ao sistema.