Uma nova edição do estudo ComTech da Kantar Worldpanel, que revela dados sobre o mercado de smartphones no mundo, foi divulgado nessa terça-feira (10) com os dados do último trimestre. O que mais chama atenção no estudo é a queda do Android na maior parte dos mercados analisados.
Nos Estados Unidos, o iPhone retomou a ponta em vendas depois de ficar atrás do Google desde 2012. No trimestre final de 2014, houve um aumento de 3,8 pontos percentuais de mercado do iOS, enquanto o Android caiu os mesmos 3,8. A diferença de participação entre os dois agora é mínima, com o software da Apple presente em 47,7% dos aparelhos vendidos, enquanto o do Google está em 47,6%. A tendência se repetiu na Europa, Austrália e na China, embora com intensidades diferentes.
No “EU5”, que engloba Itália, França, Alemanha, Reino Unido e Espanha, o Android viu a mesma queda de 3,8 pontos percentuais, mas o iOS deu um salto maior, de 6,2, possivelmente roubando mercado do Windows Phone e sistemas menores. O Google, assim, esteve presente em 66,1% dos aparelhos, enquanto a Apple estava em 24,1%.
Na China, a variação negativa do Android foi de 1,6 pontos percentuais, enquanto do iOS foi positiva de 2,5 pontos. Na Austrália isso foi mais acentuado, com uma queda de 13,8 do Android e uma subida de 10,3 para iPhones.
A exceção, segundo a pesquisa, é o Japão, que teve uma alta acentuada no número de smartphones Androids vendidos no último trimestre de 2014, com um aumento de 7,8 pontos percentuais, enquanto o iPhone perdeu popularidade, com queda de 8,5 pontos.