As compras pela internet estão cada vez mais populares no Brasil. Entretanto, a grande maioria das pessoas ainda prefere comprar bens e serviços pelas vias tradicionais.
Um levantamento feito pelo Ibope revelou que 74% dos brasileiros nunca compraram pela rede mundial de computadores. Segundo a pesquisa, idade, renda e escolaridade influenciam no perfil do consumidor que utiliza esta opção de compra.
A pesquisa avaliou que renda e escolaridade são os principais fatores de influência sobre o consumidor que opera com a internet.
Questionados sobre as desvantagens, 15% das pessoas apontaram a falta de contato com o produto; 11% acreditam que é difícil trocá-lo ou devolvê-lo; e outros 11% dos consumidores alegaram que o problema é a demora na entrega.
Com relação às vantagens, 21% acham que a principal é o menor preço do produto, enquanto 19% avaliam a compra pela internet como mais prática e cômoda e 5% que a opção permite comparar preços. Outros 5% acham que o método torna mais fácil encontrar o produto desejado.
Os produtos mais comprados são eletrônicos, como aparelhos de TV, DVD e celular. Eles foram citados por 51% dos consumidores. Em seguida, os eletrodomésticos, apontados por 27%. Os calçados, bolsas e acessórios foram lembrados por 17%. Na sequência, os itens de vestuário (16%), livros (13%), CDs e DVDs (12%) e perfumes e cosméticos (11%).