
O Google lançou nesta segunda-feira (9) a versão 5.1 do Android, ainda com o nome de Lollipop. A atualização traz apenas algumas novidades ao sistema operacional e já começou a ser distribuída.
Entre as novidades, estão o suporte melhorado a múltiplos chips no mesmo celular, e um novo recurso, chamado “Device Protection”, que faz com que um dispositivo perdido ou roubado permaneça travado até que o usuário faça o login com sua conta, mesmo que o ladrão faça o reset para as configurações de fábrica. A novidade estará disponível na maioria dos celulares e tablets Android vendidos com a versão 5.1, além do Nexus 6 e Nexus 9. Ou seja, os celulares que não saíram de fábrica com a versão mais recente do software, provavelmente não receberão o Device Protection.
Além disso, há recursos que permitem se conectar de forma mais rápida a redes Wi-Fi ou se conectar a dispositivos Bluetooth.
A atualização chega primeiro para os usuários do Nexus 6, da Motorola, que ainda não está disponível no Brasil. Os usuários deste aparelho devem receber a notificação para atualização em breve. Já os outros terão de esperar mais um pouco, como já é tradição na distribuição de updates do Android.