De acordo com recente relatório divulgado pela consultoria IDC Brasil, a Dell assumiu a liderança no mercado brasileiro de notebooks no quarto trimestre de 2014, com 17,5% de todas as unidades vendidas no período.
Quando considerado o volume total de PCs, a empresa ocupa a segunda posição geral do setor, mas com o maior crescimento da indústria, com 15,9% de acréscimo sobre o trimestre anterior e com 33,2% de aumento na comparação ano-a-ano.
A Positivo foi a empresa que perdeu a ponta para a rival Dell. No último dia 5 de março, a fabricante nacional divulgou seus resultados e eles foram afetados pela queda do mercado nacional. Já a Dell, em apenas um ano, saltou da quarta para a primeira posição, mantendo a liderança também em mercados-chave, como o de PCs para médias e grandes empresas.
De acordo com os dados da IDC, a venda de computadores foi 26% menor em 2014. Ao todo foram comercializados 10,3 milhões de PCs em 2014, sendo 4 milhões de desktops e os demais notebooks. Vistos separadamente, os computadores de mesa tiveram queda de 31% nas vendas e os portáteis de 22%.