Um levantamento feito com os usuários que utilizaram o medidor de velocidade da banda larga da Proteste apontou que 56% deles têm velocidade menor do que a contratada. Além disso, 65,2% destes estão insatisfeitos com a velocidade entregue.
O medidor, lançado no início de março, para estimular o internauta a fazer medições ao longo do mês, foi acessado por 128 mil usuários, mas apenas cinco mil responderam a pesquisa.
Dos usuários que afirmaram ter a taxa média de velocidade recebida inferior à contratada, 19% apontaram diferença de 10% a menos. E 14% dos entrevistados detectaram nas medições taxa de velocidade 50% menor do que a contratada.
A medição seguiu as metas impostas pela Anatel, de garantir velocidade instantânea de no mínimo 40% do contratado em 95% dos acessos. E a velocidade média mensal deve ser no mínimo 80% da velocidade contratada.
O medidor da Proteste está disponível no endereço www.testeminhainternet.com.br para monitorar a taxa recebida da operadora de internet. Nos casos em que forem constatados descumprimentos ao contrato, a entidade promete ajudar o consumidor a buscar os seus direitos.