
No dia 23 de abril de 2005, Jawered Karim postou um vídeo de 18 segundos numa plataforma desenvolvida por ele e pelos amigos Steve Chen e Chad Hurley, três ex-funcionários do PayPal, que se tornaria o bem-sucedido e revolucionário YouTube.
O vídeo em que Karim aparece na frente de elefantes em um zoológico ainda está disponível e já foi visualizado por mais de 19 milhões de pessoas.
Tamanha foi a aceitação que a empresa logo despertou o interesse de gigantes da área de tecnologia. Em 2006, o Google arrematou o YouTube por 1,6 bilhões de dólares.
Hoje, o site tem mais de um bilhão de usuários e, ainda de acordo com as estatísticas oficiais, o número de horas que as pessoas passam lá mensalmente cresce 50% a cada ano, impondo um grande desafio sobretudo para a televisão.
De acordo com o Youtube, atualmente, a cada minuto são carregadas 300 horas de vídeos gravados profissionalmente ou não, assistidos e compartilhados por milhares de pessoas ao redor do mundo, levando ainda milhares de anônimos a conquistarem seus 15 segundos de fama quando o vídeo se torna viral.