O nono dígito chegou a mais seis estados. Desde 31 de maio, os números dos celulares em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte começam com 9.
Os celulares que tiverem DDD 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 ou 89 terão um dígito 9 em frente aos usados atualmente. Vale lembrar que isso afeta apenas números de celular, telefones fixos e Nextel não sofrerão com essas mudanças.
No entanto, haverá um tempo para adaptação. Até o dia 9 de junho, as ligações sem o dígito 9 serão completadas normalmente. Até 7 de setembro, você receberá um aviso sobre a mudança do número, e algumas ligações sem o dígito 9 serão completadas, enquanto outras não. Depois disso, apenas chamadas com os nove dígitos serão completadas.
Os próximos estados a receberem o nono dígito, em outubro deste ano, serão: Bahia, Minas Gerais e Sergipe.
Até o fim de 2016, todos os números de celular terão o novo formato. O calendário para os estados restantes, que incluem a região Sul, Centro-Oeste e os estados do Acre, Rondônia e Tocantins ainda será definido.
O nono dígito começou a ser implantado em 2012 em São Paulo para resolver o problema do esgotamento dos números possíveis de celular. Isso adiciona 90 milhões de linhas por DDD.