
No anúncio da criação do Sidewalk Labs, nova divisão do Google focada em resolver problemas urbanos usando tecnologia, Larry Page, CEO e cofundador do Google, não foi muito claro sobre o que exatamente faria a divisão.
Agora, com o anúncio da primeira missão do Sidewalk Labs, poderemos entender melhor a missão do novo setor do Google.
A primeira grande missão do Sidewalk Labs será fornecer conexão Wi-Fi de alta velocidade grátis em ambientes urbanos. Para isso, a empresa anunciou a aquisição de duas empresas que estavam por trás do projeto LinkNYC. A ideia é usar totens em cidades como antenas de internet sem fio. A cidade de Nova York será a primeira a receber a tecnologia. Os terminais também devem ter outros recursos, como ligações gratuitas, informações sobre a cidade e serviços municipais integrados.
Além do sinal de internet, eles teriam iluminação integrada, um tablet Android, teclado tátil com Braille, botão de emergência para chamar a polícia e porta USB para carregar a bateria de aparelhos.
A ideia inicial é de pagar os custos vendendo espaço publicitário. Algo como acontece com propagandas em pontos de ônibus ou em termômetros de rua no Brasil.
O primeiro trabalho, em Nova York, tem como parceiros a Qualcomm e a Comark. A ideia é transformar 10 mil telefones públicos nos totens high tec.