O próximo smartphone da Samsung, o Galaxy Note 5, deverá ter 4 GB de memória RAM. A maioria dos aparelhos celulares atuais possuem memória RAM de 2 ou 3 GB. Além disso, alguns computadores ainda rodam com 4 GB desse tipo de memória. Assim, resumindo, 4 GB parece ser muita memória para um smartphone.
A memória RAM armazena informações de curto prazo para que os dados mais utilizados por um app possam ser rapidamente acessados. Dentro de determinados limites, quanto maior a capacidade dessa memória, melhor será o desempenho de smartphone. A ampliação da capacidade da memória RAM também deve permitir a criação de apps mais complexos e a execução de vários desses aplicativos ao mesmo tempo.
Além disso, há rumores de que a traseira do Galaxy Note 5 será feita de vidro. O que acaba sendo uma má notícia para os usuários que gostam de substituir a bateria ou adicionar armazenamento extra a partir de um cartão microSD, já que não deve haver uma tampa removível para acesso à bateria.
A Samsung ainda não confirmou se todos esses rumores são verdadeiros e nem divulgou a data do lançamento do Galaxy Note 5. A expectativa é que seja em agosto, antes da apresentação do iPhone 6s.