O Spotify pode começar a limitar o acesso a determinados conteúdos para os usuários que não pagam assinatura. Hoje, os usuários que não pagam pela conta premium têm acesso ao catálogo completo de 30 milhões de músicas do Spotify. A empresa pode mudar isso para convencer que mais pessoas paguem pelo serviço.
Aqueles que utilizam o Spotify sem pagar assinatura podem ser bloqueados de acessar álbuns recém-lançados e de artistas famosos. Eles também teriam acesso com tempo marcado, ou seja, não poderiam ouvir o tempo que quisessem de cada álbum. E essa mudança pode ocorrer no Spotify no início de 2016.
Além disso, os contratos de licença do Spotify com as três principais gravadoras (Warner Bros., Universal e Sony) estão acabando. Isto significa que, talvez, para continuar a oferecer seu catálogo, o serviço precise aceitar algumas condições na renovação dos contratos.
O Spotify tem 75 milhões de usuários, sendo 20 milhões clientes pagantes, pouco mais de 25%. Limitar o uso dos usuários gratuitos ou dar acesso exclusivo para os pagantes pode ser um modo de chamar novos clientes para contas premium.