O Tidal, serviço de streaming de músicas e vídeos do rapper Jay Z, chega ao Brasil nesta terça-feira (29). Ele será mais um concorrente em um mercado que se mostra cada vez mais disputado, com representantes como Spotify, Apple Music, Google Music, Rdio e Deezer.
O principal destaque do Tidal é oferecer aos seus assinantes um plano com música de alta qualidade e sem compressão. A empresa afirma que com o Tidal HIFI a música entregue tem qualidade de vinil ou CD.
Essa opção deve atrair somente usuários audiófilos. Uma música sem compressão é pesada demais, ocuparia muita memória do smartphone e comeria o plano de dados móveis rapidamente. Para notar a qualidade é preciso ter um ótimo fone de ouvido, além de uma audição aguçada.
Outro atrativo do Tidal é oferecer vídeos, além de músicas. Na página inicial estão em destaque vídeos exclusivos junto com músicas. De resto, o serviço é bem similar à concorrência. Tem um acervo de 35 milhões de músicas e 85 mil vídeos, apps para iPhone e Android, além de uma versão web.
O plano Tidal HIFI, que conta com streaming de músicas sem compressão sai por 29,80 reais por mês. O plano Premium, sem a opção de alta qualidade, sai por 14,90 reais por mês. Novos assinantes têm um mês de graça para testes.