A justiça brasileira bloqueou o WhatsApp em todo o Brasil por 48 horas desde a 0h desta quinta-feira (17). O motivo é um caso que envolve o PCC e tráfico de drogas.
O processo que culminou no bloqueio do app no território nacional investiga um homem preso em 2013 pela Polícia Civil. Ele é acusado dos seguintes crimes: latrocínio, trazer cocaína da Colômbia e Maconha do Paraguai, e associação com o PCC (Primeiro Comando da Capital), organização criminosa de São Paulo.
Por conta dessa investigação, o WhatsApp foi bloqueado no Brasil. A justiça pediu dados dos usuários do aplicativo ao Facebook. Como a empresa não os forneceu, a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo determinou o bloqueio do aplicativo por dois dias em todo o país.
Agora, por volta das 12h no horário de Brasília, o aplicativo de mensagens voltou a funcionar graças a uma liminar da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. Em nota, o desembargador Xavier de Souza, responsável pela decisão, disse que o bloqueio do WhatsApp prejudica milhões de pessoas que usam o aplicativo diariamente.
As operadoras de telecomunicações foram alertadas e o serviço foi reestabelecido.