Os usuários do Android baixaram o dobro de aplicativos do que os usuários de iOS em 2015. Ao longo do ano passado, os usuários do Android baixaram cerca de 200 milhões de aplicativos na loja de apps do Google. Por outro lado, a App Store, da Apple, viu o download de 100 milhões de aplicativos.
De acordo com o relatório da App Annie, os mercados emergentes foram os grandes responsáveis pelo alto número de apps para Android. Vale lembrar que a penetração de aparelhos com Android é muito maior nesses mercados, entre eles o Brasil.
Apenas os downloads para Android no Brasil, Índia, Indonésia, Turquia e México somam quase 100 milhões de downloads, metade do total para Android e o equivalente aos downloads mundiais do iOS.
É interessante observar como o número de downloads no iOS tem se mantido estável nos últimos anos. Entre 2013 e 2015, a marca anual foi de aproximadamente 100 milhões. Os downloads no Android, no entanto, têm aumentado consideravelmente. Em 2013, superava por pouco os 100 milhões. Já em 2014, beirou os 160 milhões. Agora, no final de 2015, a marca atingida foi de 200 milhões.
Se o Google está dominando o mercado em números de downloads, o cenário se inverte quando o assunto é lucro para desenvolvedores. Esse é um dos principais benefícios de se trabalhar com a Apple. Tradicionalmente, usuários de iPhone e iPad estão mais abertos a pagar por aplicações do que usuários de Android.