
A MasterCard anunciou que utilizará selfies para autorizar pagamentos realizados pelo celular. O aplicativo da empresa usará as informações captadas pela câmera do smartphone para uma rápida análise, que acontece por meio de algoritmos de reconhecimento facial.
O recurso é chamado de selfie pay e passará a funcionar no aplicativo da empresa, no futuro, quando o usuário colocar as informações referentes ao seu cartão bancário.
De acordo com a companhia, é preciso que o usuário pisque durante a autenticação. Dessa forma, alguém que tentar enganar o aplicativo com uma fotografia não terá sucesso. O uso de vídeos de alguém piscando também pode ser detectado pela tecnologia de reconhecimento facial.
Ajay Bhalla, presidente de soluções de segurança empresarial da MasterCard, disse que a empresa estuda adotar outros métodos de reconhecimento biométrico para aumentar a segurança das transações móveis. Uma delas seria habilitar o aplicativo para utilizar leitores de impressões digitais de smartphones, como o Touch ID, presentes nos iPhones desde a geração 5s.