
O CEO do Google, Sundar Pichai, anunciou nesta quarta-feira (24) o lançamento do recurso Accelerated Mobile Pages (AMP).
Como o próprio nome diz, a ferramenta aumenta a velocidade de carregamento das páginas em dispositivos móveis. O conteúdo original, com imagens, vídeos e textos, dos sites é simplificado a partir de um novo código para melhorar a usabilidade. Em termos práticos, isso significa que os usuários não precisarão mais esperar vários minutos para que possam ler um artigo na web.
Para se ter uma noção do quanto é rápido o carregamento das páginas AMP, o Pinterest realizou alguns testes. Neles, os artigos que usam o recurso carregaram 4x mais rápido e usaram 8x menos dados do que uma página tradicional para smartphones e tablets. Desse modo, além das páginas serem aceleradas, elas gastam menos dados do plano de telefonia móvel.
No entanto, vale ressaltar que o AMP funciona apenas em smartphones. O Google informou que ainda não há data para a implementação da tecnologia em tablets.