
O nome ‘iPhone’ foi registrado pela primeira vez no Brasil em 2000, pela fabricante Gradiente, sete anos antes de Steve Jobs anunciar o primeiro smartphone da Apple. Desde então, as duas empresas disputam o direito de uso da marca no Brasil. E agora, a disputa chegou ao Superior Tribunal de Justiça.
A IGB Eletrônica, dona da Gradiente, anunciou que o Superior Tribunal de Justiça vai analisar um recurso especial, que pode reverter a vitória temporária da Apple. Um outro pedido de recurso, exigindo que o caso fosse levado ao Supremo Tribunal Federal, não foi aceito. A IGB, porém, promete recorrer. A Apple não quis comentar o assunto.
Embora tenha feito o pedido em 2000, a Gradiente só obteve o registro do termo 'Iphone' (com a primeira letra maiúscula) em 2008. Foi nesse mesmo ano que o iPhone da Apple passou a ser comercializado por aqui. O Instituto Nacional Propriedade Intelectual (Inpi) negou o pedido de registro feito pela Apple, o que deu início ao processo que se arrasta até hoje. Nesse tempo, o Iphone brasileiro chegou a ser comercializado, com sistema operacional Android.