O setor de produtos de telecomunicações para o consumidor final cresceu 0,7% no Brasil. Isso devido aos brasileiros que optaram por pagar mais por smartphones em 2015.
De acordo com a consultoria GfK, três tendências foram os principais motivos para troca de celulares no país: câmeras de melhor qualidade, telas maiores e suporte para a rede 4G.
Um dos itens que teve maior aumento de adoção foi a câmera frontal de resolução de 5 MP ou mais. Essa característica estava em menos de 1% dos smartphones vendidos em 2014, mas, no ano passado, o número subiu para 25%.
Em 2015, os smartphones com 4G representaram 28% das vendas no Brasil, enquanto, em 2014, o número era de 5%. A porcentagem de dispositivos móveis com telas de 5 polegadas ou mais cresceu ainda mais, indo de 10% das vendas em 2014 para 41% no ano passado.
Apesar do aumento nas vendas, houve uma diminuição na quantidade de aparelhos comercializados nos últimos três meses do ano em relação ao mesmo período de 2014. A queda foi de 20% nessa época, que teve eventos de vendas importantes para o setor, como Black Friday e Natal.
As fabricantes que mais venderam smartphones em 2015 foram Samsung, Lenovo e LG.
O ano de 2015 foi marcado por duas notícias que afetaram os preços dos produtos de telefonia móvel no Brasil: a alta do dólar e o fim dos benefícios fiscais da Lei do Bem. Na avaliação da consultoria IDC, o fim da Lei do Bem deve fazer com que o preço dos smartphones suba, ao menos, 10% em 2016.