O WhatsApp informou aos seus usuários que, a partir de agora, todas as mensagens enviadas através do aplicativo, em conversas privadas ou em grupos, passam a ser codificadas e só podem ser lidas pelos destinatários.
O anúncio desse recurso de segurança chega após um embate judicial entre o FBI e a Apple. As autoridades pediam que a companhia desse acesso a um iPhone envolvido em uma investigação. A Apple negou o pedido, justificando que oferecer uma porta de acesso poderia comprometer os seus demais clientes, pois poderia cair nas mãos erradas, eventualmente.
A privacidade dos usuários sempre foi algo que o WhatsApp defendeu. Exemplo disso foi o bloqueio judicial sofrido pelo aplicativo no Brasil no final do ano passado por não compartilhar dados de conversas de um suspeito ligado ao PCC (organização criminosa de São Paulo).
O WhatsApp espera que essa medida possa ser um exemplo de como será a comunicação pessoal no futuro: “livre, e não vigiada por regimes políticos opressores ou hackers”.
Para entender melhor como funciona a criptografia utilizada pelo WhatsApp, a companhia criou uma página no seu
site oficial dedicada ao assunto.