De acordo com dados levantados pela Gartner, empresa de consultoria e pesquisa, foram vendidos 349 milhões de smartphones durante o primeiro trimestre de 2016. O número representa cerca de 3,8 milhões de aparelhos comercializados por dia.
Em comparação ao ano passado, o número de smartphones vendidos no primeiro semestre cresceu 3,9%. A companhia que mais vendeu aparelhos celulares no mundo foi a Samsung, que é dona de 23,2%. A Apple ficou na segunda colocação, com uma queda nos lucros e na venda dos iPhones em relação ao mesmo período de 2015.
A pesquisa também apontou a ascensão das empresas chinesas, que estão tirando consumidores das gigantes Apple e Samsung. Três empresas chinesas fecham o ranking das cinco companhias que mais venderam no mundo todo: Huawei, Oppo e Xiaomi. Juntas, as companhias representam 17% do mercado de smartphones e começam a preocupar quem está no topo da tabela.
Em relação aos sistemas operacionais, o Android continua liderando e com bastante folga. O sistema do Google está presente em 84,1% dos dispositivos vendidos no primeiro trimestre. O iOS da Apple permanece em segundo lugar, com uma fatia de mercado de 14,8%. E o Windows da Microsoft vem logo em seguida, com apenas 0,7%.