Com tantas opções no mercado, você já parou pra pensar qual é o navegador que mais consome a bateria dos notebooks? De acordo com testes recentes feitos pela Microsoft, é o Google Chrome.
A Microsoft fez dois testes diferentes para medir o consumo de energia dos principais navegadores do mercado. O primeiro media o comportamento dos navegadores enquanto acessava sites comuns frequentados pelas pessoas na internet. O segundo, um pouco mais pesado, mediu quanto tempo cada navegador aguentava fazendo streaming de vídeos em HD.
Os testes foram realizados no Surface Book, da Microsoft, com o modo de economia de bateria ativado. Além do Chrome, os testes verificaram a eficiência dos navegadores Opera, Edge e Firefox.
O Chrome fez a bateria do notebook acabar após 4h19. O Firefox teve um desempenho um pouco melhor e manteve o notebook ligado por 5h09. O Opera teve um excelente desempenho e aguentou 6h18. O Edge, por sua vez, foi o grande campeão, fazendo a bateria durar 7h22.
Indiscutivelmente, o Chrome é o navegador mais usado na atualidade e a ofensiva da Microsoft visa buscar um espaço maior no mercado de navegadores com o Edge, após a era Internet Explorer. O novo browser da Microsoft ainda está longe de alcançar o Chrome em termos de usabilidade, mas se você costuma ter problemas com a bateria do seu notebook, o Edge pode ser uma boa saída. Caso não opte por nenhum dos dois, Opera e Firefox correm por fora nessa briga.