Aproximadamente um terço dos brasileiros, donos de smartphones, têm a intenção de trocar de aparelho em menos de um ano, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. Os usuários são influenciados principalmente pela publicidade de marcas relevantes, facilidade de uso e pelos preços.
A pesquisa revelou também que os compradores de smartphones ficaram mais maduros: 31% tinham idade entre 35 e 65 anos em 2016, aumento de dois pontos percentuais em relação ao ano anterior. A mudança no perfil etário dos usuários pode ter relação com o interesse na troca de celular. Considerada ativa economicamente, a faixa de consumidores com mais de 18 anos teve crescimento total de 2,5 pontos percentuais no último ano, representando 67% dos donos de smartphones. Já a parcela mais jovem da população teve queda de 2,6 pontos percentuais em relação a 2015.
O estudo também revelou que, do total de usuários de smartphones que tinham a intenção de trocar de aparelho este ano, mais da metade pretende fazê-lo ainda no primeiro semestre.
Os atributos procurados pelos usuários é em primeiro lugar a consideração pela marca; em segundo, uma interface amigável que proporciona uma experiência de uso simples e prática. O preço vem apenas no terceiro lugar, o que indica que os donos de celulares estão dispostos a gastar mais para terem produtos de qualidade.