Olá! Sunday, 16 de February de 2020.



Notícias CódigoFonte.net
Tuesday, 06 de October de 2009

Gmail também é alvo de roubo de senhas na internet

Um dia após a confirmação pela Microsoft do roubo e posterior publicação na internet de mais de 10 mil senhas de usuários do Hotmail, o Google também confirmou nesta terça-feira que seu serviço de webmail, Gmail, foi atingido por um esquema de roubo de senhas similar. A empresa americana garantiu que já tomou todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos usuários afetados.

Segundo informações da BBC News, duas listas com mais de 30 mil nomes e senhas foram publicadas na internet no mesmo local onde foram publicadas as senhas dos usuários do Hotmail. Esta lista incluiria usuários de diversos serviços de e-mail online, como Yahoo, Aol, além de Gmail e Hotmail. Algumas das contas pareciam ser antigas ou desativadas, mas, segundo garante a BBC, haviam muitos dados de contas ainda ativas.

"Recentemente tomamos conhecimentos de um grande esquema de pishing através do qual os hackers obtinham os logins de contas de webmails, incluindo o Gmail", afirmou um porta-voz do Google à BBC.

O phishing envolve o uso de páginas de internet falsas ou emails falsos de empresas conhecidas a fim de enganar os internautas para que eles revelem detalhes pessoais como números de contas bancárias ou senhas.

"Assim que soubemos dos ataques, forçamos redefinições de senhas das contas atingidas. Continuaremos a fazer essa operação em outras contas que forem atacadas", garantiu o porta-voz do Google. A empresa também ressaltou que o golpe não foi "uma falha de segurança do Gmail", mas "um golpe direcionado para usuários que revelaram seus dados pessoais a hackers".

Todas as listas com estes dados já foram removidas da internet, segundo a BBC, que também informa que não está claro se as contas de email foram atingidas pelo mesmo ataque de pishing.

Um especialista de segurança consultado pela BBC aconselhou os usuários de internet a trocarem suas senhas o mais rápido possível, não apenas dos webmails mas também de qualquer site acessado. "Cerca de 40% das pessoas têm as mesmas senhas para todos os sites que utilizam", alertou Graham Cluley, da empresa Sophos.

Fonte: Terra

Comentário: Danosse! Onde está a segurança nestas aplicações críticas?


Enviado por: Emmanuel

Comentários da notícia [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Enviar novo comentário:


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010