Olá! Thursday, 18 de April de 2024.



Notícias CódigoFonte.net
Thursday, 12 de November de 2009

Opera Unite transforma seu PC em servidor

Opera Unite - Download

Se você tem um mínimo de conhecimento técnico, sabe que todos os sites da internet estão hospedados em um servidor. São, geralmente, máquinas robustas que agüentam muito tráfego de informações. Mas um site pessoal não requer tantos recursos assim. Exatamente por isso, por que não hospedá-los em computadores pessoais? Sim, o seu, da sua casa? Por que deixar suas fotos arquivadas no Facebook ou no Flickr, e não em sua própria máquina? Foi pensando nisso que os desenvolvedores do Opera, um dos browsers mais legais do mercado, criaram o Opera Unite. Quem explica essa história para nós é o Navjot Pawera, gerente de produtos do Opera Unite.

“Quando você quer compartilhar fotos, por exemplo, você as sobe para um servidor na chamada nuvem, certo? E aí, a gente começou a pensar: por que isso seria necessário? Se eu tenho algo que é meu, não preciso fazer upload em lugar algum para compartilhar essa informação com os meus amigos, não preciso de intermediários. E, por outro lado, se o navegador é a porta de entrada das pessoas no mundo da internet, por que ele também não poderia ser o ambiente ideal para que as pessoas compartilhem conteúdo com os outros?”, explica o gerente de produtos do Opera Unite, Navjot Pawera.

Assim surgiu o Unite. Para tê-lo em sua máquina, é só fazer o download da mais nova versão do navegador Opera. E, se a configuração de servidores é algo complicado, neste caso o trabalho se resume a um simples login - da mesma forma que você faz com o seu webmail, por exemplo. A partir desse momento, o seu computador passa a ser um endereço na web, que você pode compartilhar com quem quiser. Assim, seus amigos podem ter acesso ao conteúdo que está em sua máquina, de qualquer lugar do mundo. Mas é claro, tudo é feito com muita segurança. Você escolhe que pastas quer compartilhar, e pode inclusive colocar senhas em algumas funções. O sistema já vem com aplicações pré-instaladas. Por exemplo, o media player. Basta selecionar uma música qualquer, guardada em seu HD, para ouvi-la remotamente de qualquer parte do globo. Tem também um outro, o Fridge, para que pessoas deixem recados para você. Tem ainda o Photo Sharing, que exibe as fotos guardadas em uma determinada pasta. E, ao contrário dos outros serviços de arquivos de imagem, te dá a possibilidade de fazer o download em alta resolução.

Estas são apenas alguns dos serviços nativos, que são instalados automaticamente assim que você faz o login no serviço. Mas a plataforma é totalmente aberta e aceita aplicativos criados por qualquer programador. Os rumos que o Unite vai tomar? Ninguém sabe dizer.

“Nós só criamos o esboço. Se você me perguntasse 10 anos atrás sobre o futuro da internet, eu nunca diria que seria o Opera Unite, ou as redes sociais. Este é só o começo de uma plataforma, é uma nova maneira de usar a internet”, diz Pawera.

Quer experimentar o Unite e disponibilizar o conteúdo do seu computador para o mundo? Então acesse o endereço do início da matéria, o link para o download gratuito está lá.

Fonte: Olhar Digital


Enviado por: Emmanuel

Comentários da notícia [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Enviar novo comentário:


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010