Olá a todos da Comunidade CódigoFonte.net!
Mais uma vez estou aqui para escrever um pouco sobre .NET. Desta vez, vou falar sobre como criamos MasterPages hierárquicas.
O que são MasterPages?
Com uma Master Page você consegue desenvolver uma página padrão que será utilizada em todo o site, ou seja, é como se fosse uma página default contendo menus, cabeçalhos e rodapés. Qualquer outra página criada, pode herdar a Master Page, o qual você poderá apenas utilizar a área que não seja a da Master Page. Como isto é feito em tempo de execução, você adotar qualque tipo de manutenção na página, e em tempo de execução é que o .NET monta as duas páginas em apenas uma.
Comparando a baixo nível, MasterPages são como os includes no PHP, sendo que melhor :D
E para que irei utilizar MasterPages hierárquicas?
Mas, você deve ter sentido a necessidade, ao longo do desenvolvimento de seus projetos, de fazer tipo uma hierarquia de MasterPage, onde haveria uma MasterPage principal, contendo os menus e outras informações e uma segunda MasterPage que irá herdar dela, que poderia conter campos personalizados para algumas páginas. Com este artigo irei demonstrá-los que este tipo de procedimento não é dos mais complicados, muito pelo contrário, é muito simples de se implementar.
Vamos aos códigos!
Na sua MasterPage principal, a pai de todas, não é necessário especificar nada de diferente, só devemos definir um nome amigável para o ContentPlaceHolder, que é responsável por conter todo o conteúdo das páginas filhas desta.
<% @ Master Language="C#" %>
Untitled Page
Parent.master
E na MasterPage filha, colocamos o seguinte código:
<%@ Master Language="C#" MasterPageFile="~/Parent.master"%>
Master filha
este é um conteúdo da masterpage filha.
Child.master
Veja o quanto é simples criar uma Master filha, usamos o mesmo comando 'MasterPageFile=' neste arquivo como se este fosse um arquivo aspx comum!
Simples não acham?
Apenas um detalhe
O Visual Studio 2005 não suporta a visualização de MasterPages hierárquicas no modo Design, portanto, você não poderá trabalhar neste modo para adicionar componentes ou modificar o design de suas páginas, apenas poderá utilizar o modo Source. Na próxima versão do Visual Studio, esta característica já estará disponível :D
Por hoje é só pessoal.
Até a próxima.