A análise dos dados divulgados pela Anatel mostra que as cidades em que a qualidade da conexão de dados das operadoras móveis é pior são nos grandes centros urbanos e em municípios da região Norte.
A agência reguladora tem sido mais rigorosa no último ano com as empresas de telefonia móvel sobre a qualidade dos serviços, tendo exigido planos de melhorias e, inclusive, recorrido a duras sanções, como o bloqueio das vendas de novas linhas em julho do ano passado.
A Claro, do grupo mexicano América Móvil, cumpriu a meta em Agosto, mas não em Setembro e tampouco em Outubro.
O indicador da TIM ficou abaixo da previsão de 98%, embora tenha permanecido acima de 95 por cento nos três meses, enquanto a Oi teve um desempenho semelhante.
Já a Vivo, do grupo Telefônica Brasil, teve o pior desempenho das quatro operadoras, com indicador estável abaixo de 95 por cento para acesso à rede de dados, segundo o relatório da Anatel, que considerou para a empresa apenas Setembro e Outubro - Agosto não foi relatado.
Essa avaliação compreende os três primeiros meses dos planos de longo prazo apresentados pelas prestadoras à Anatel para a melhoria dos serviços.
O que faltam são leis e multas mais duras contra empresas que lesionam seus clientes.