A inauguração de uma loja da Apple em Guangzhou, na China, provocou uma fila de milhares de pessoas mesmo com tempo chuvoso. A loja é a vigésima-oitava a ser aberta na China continental.
Além dessas 28 lojas, a Apple também possui quatro pontos de venda em Hong Kong. A inauguração de mais uma loja é parte da estratégia da Apple de investir pesadamente na China. Até a metade do ano, a empresa pretende chegar a 40 lojas no país.
A primeira delas a ser aberta foi a de Beijing, em 2008. Tim Cook, CEO da empresa, chegou a afirmar que um dos motivos por trás da decisão de lançar um iPhone dourado era atrair os consumidores chineses, que vêem um significado especial na cor.
A estratégia, ao que parece, vem dando certo. Em 2015, a Apple foi a marca de smartphones mais vendida no país, e os três smartphones mais vendidos lá eram iPhones, segundo dados da Kantar Worldpanel. Além disso, a China foi um dos poucos mercados no qual o sistema operacional iOS conquistou espaço entre 2014 e 2015, e a receita da empresa gerada pela região praticamente dobrou de um ano para o outro.